sábado, 31 de agosto de 2013

COM NOTA 9 NO ID CRAS SÃO JOSÉ DO SERIDÓ BATE META E FICA ENTRE OS MELHORES CRAS DO RN



Desde o ano de 2010, por meio de pactuação nacional (Resolução CIT n° 5/2010), instituíram-se as “Metas de Desenvolvimento dos CRAS por Período Anual” o chamado ID CRAS.


 Para o cumprimento das metas, que são cumulativas, progressivas e organizadas por dimensões, foram definidos períodos anuais para avaliar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).


O ID CRAS é o resultado da combinação de quatro Indicadores Dimensionais, a saber: Atividades Realizadas, Horário de Funcionamento, Recursos Humanos e Estrutura Física. Para cada dimensão, há quatro graus de desenvolvimento (insuficiente, regular, suficiente ou superior), cujas variáveis, verificáveis anualmente no Censo SUAS, indicam o grau de cumprimento das normativas do SUAS para aquela dimensão. 


O índice constitui-se, portanto, na combinação dos graus de desenvolvimento dimensionais, cujo resultado é expresso em um Indicador Sintético, que por sua vez apresenta 10 estágios de desenvolvimento dos CRAS (varia de 1 a 10, sendo 10 o índice de um CRAS cujas 4 dimensões são superiores).


O amadurecimento do processo de acompanhamento dos CRAS por meio dos dados obtidos no Censo SUAS/CRAS, assim como o bom resultado do processo de acompanhamento, realizado por Estados e União, das situações consideradas insatisfatórias para o desenvolvimento de CRAS, revelou a importância do estabelecimento de compromissos pactuados nacionalmente para a melhoria contínua dos CRAS, visando sua adequação gradativa aos padrões normativos do SUAS.


Segundo o Secretário da SEMTHAS Francisco Touché, era uma meta melhorar a nota do ID CRAS, pois em 2011 o CRAS de São José do Seridó obteve nota 7.

“Implantamos o CRAS de São José do Seridó em 2010 com recursos próprios, e apenas em 2011 fomos reconhecidos pelo Governo Federal que passou a nos Co-Financiar. Com o Co-Financiamento, melhoramos a estrutura, realizamos concurso público, e passamos a oferecer melhores serviços aos beneficiários”, disse Touché que completou:

“Aproveito para parabenizar o empenho de todo equipe técnica do CRAS, como também todos os funcionários, voluntários e a primeira dama Ilca Dantas, que nos ajuda muito. Também agradecer ao Prefeito Jackson Dantas, por sua sensibilidade, pois o CRAS de São José do Seridó funcionou mais de um ano com recursos próprios.”

Obtendo nota 9 no ID CRAS o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), considera que o município superou as metas estabelecidas com: Horário de Funcionamento,  Estrutura Física, Atividades Realizadas e Recursos Humanos.

No Rio Grande do Norte, apenas 03 município obtiveram ID CRAS 10, foram eles: Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e Cel. João Pessoa.

SÃO-JOSEENSES SÃO AGRACIADOS COM PRÊMIO ESTADUAL DURANTE ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA…



Aconteceu de 28 a 30 de agosto no Campus da UFRN em Natal, o Encontro Estadual de Geografia, e dois são- joseenses, o Professor Josimar Araújo e o Geógrafo Adilson Azevedo (foto), foram agraciados por seus projetos com o Prêmio José Lacerda Alves Felipe.
aluno
Segundo Adilson Azevedo, foram apresentados diversos tipos de pesquisas nas diferentes áreas de atuação da qual os grupos de trabalho foram inseridos. O trabalho que Adilson inscreveu, fazia parte do GT-3 de Estudos agrários.

O artigo premiado de Adilson tem como título “Globalização e Castanha de Caju no Rio Grande do Norte”, e foi fruto do projeto de pesquisa de iniciação que foi realizado durante a graduação do mesmo.

Já o artigo do Professor Josimar Araújo, foi sobre meio ambiente, mas, o mesmo na hora do anúncio da premiação, não se encontrava mais no Campus, e receberá a premiação em outro momento.

O prêmio José Lacerda Alves Felipe, leva o nome de um dos mais importantes geógrafos potiguares, e como disse Adilson Azevedo, não se recebe nenhuma quantia monetária, mas o reconhecimento que já é bastante significativo.

Parabéns aos são-joseenses Adilson Azevedo e Josimar Araújo pelo prêmio e reconhecimento.
Fonte:www.saojosedoserido.com

Casa da vaca - um lugar feito para o produtor e o agricultor se sentir casa.




O produtor rural e o homem do campo tem  em São José  do Seridó o local certo para comprar.
Um lugar onde dispõe de rações para em geral além de farmácia veterinário e a assistência veterinária do Dr. Bigode, formado  em  medicina veterinária com larga experiência.
Na casa da vaca você encontra utensílios para o seu dia  a  dia no campo além da entrega a domicilio a sua disposição.
A casa da vaca é empreendimento do Doutor Laí Alves Dantas Filho, o Doutor Bigode,  e está situada a Rua Miguel Berto- 126, em frente a Praça de eventos, no Bairro Beira Rio.
CASA DA VACA  o endereço para comprar barato e encontrar uma assistência técnica de primeira qualidade. Visite a casa da vaca e conheça  um lugar feito para  o produtor e o agricultor se sentir casa.




JOVEM SÃO JOSEENSE QUE ESTÁ DESAPARECIDO MANDA MENSAGEM PARA JOVEM ANIVERSARIANTE

 


A  noticia ainda não é oficial,mas, chega a informação a redação do portal de São José que o sãojoseense que  encontra-se desaparecido á uma semana enviou  uma mensagem á menina de São José que fez aniversário. O portal  de São José está apurando a veracidade desta informação. Em breve mais informações.

Por Carlos Felipe

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

São joseense participa da posse da diretoria da CONASEMS com a presença do ministro da saúde




A Secretária Municipal de Saúde de São José do Seridó, Débora Costa, esteve em Brasília-DF, juntamente com o assessor de imprensa do COSEMS/RN, Jackson Dantas Filho, onde participaram da solenidade de posse da diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

 Reeleito presidente por unanimidade pela chapa única ‘Participação – Fortalecer a Entidade’, o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi , estará à frente do conselho no biênio 2013-2015. A eleição aconteceu durante o 29º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em julho em Brasília.

Quem também prestigiou o evento, foi o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Após parabenizar a nova diretoria, o Ministro destacou o papel de Antonio Nardi. 

“É inegável o papel deste presidente na construção do consenso, na liderança do conselho e no entendimento das especificidades de cada região”, reforçou Padilha.

Estavam presentes na cerimônia, os secretários do Ministério da Saúde, o senador Humberto Costa, grande defensor da Saúde no Senado, entre outras importantes autoridades.

Na ocasião, foi entregue, pelas mãos do presidente Nardi e do Ministro Padilha, os troféus para as experiências exitosas no SUS selecionadas na Mostra Brasil Aqui tem SUS. Cada uma das regiões brasileiras foram  contempladas.

A Secretária Débora Costa, também participou dos Núcleos Temáticos do CONASEMS, e assim que retornar à São José do Seridó, falará um pouco mais sobre estes dias em Brasília. A Secretária retorna nesta sexta-feira.
Fonte: www.saojosedoserido.com

Vereador Mariozan pede titularidade de cidadania á ex presidente da câmara de Macaíba-RN



Está em tramitação projetos de lei de autoria do vereador Mariozan , Medeiros que pede o titulo de cidadão honorário são joseense ao  senhor  Tomás José Medeiros de Sena pelos relevantes serviços prestados a comunidade de São José.
No seu discurso de defesa do projeto, Mariozan ressaltou o apoio de Tomás Sena a seu projeto de abrir uma radio comunitária em São José, o veiculo de comunicação que tem feito ações importantes de cidadania para com a comunidade.
Tomás tem apoiado o edil bonitense e em agradecimento a essa parceria ele achou por bem homenageá-lo com essa comenda importante.
Também estarão recebendo titulo de cidadão oferecidos pelo edil o poeta Francisco Damião e Carlos Alberto Pinto ,pelos relevantes serviços prestados.
informações:Ass. do Vereador Mariozan

Bater na mulher será considerado crime de tortura



O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira quatro projetos sugeridos pela CPMI da Violência contra a Mulher.

Entre os projetos está o que garante o pagamento de um benefício temporário pela Previdência às vítimas de violência; outro que classifica esse tipo de violência doméstica como crime de tortura; o que prevê atendimento especializado no SUS às vítimas; e o que exige rapidez na análise do pedido de prisão preventiva para os agressores. Esses projetos seguem para a Câmara.

Outros três projetos serão encaminhados ao exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ): O que estabelece o feminicídio como agravante do homicídio; o que cria o Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; e o que destina parte dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional à manutenção de casas de abrigo que acolham vítimas de violência doméstica.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ENSAIO FOTOGRÁFICO DE FÁTIMA MEDEIROS


























Fotos :Carlos Felipe  e edição
Cabelo  e Maquiagem: Luzierte Santos
Agradecimento:Sitio Flores (Paulo Gorgônio)
Apoio: Sorveteria-Pizzaria Sabor Legal e Salão Perfect Hair.