sexta-feira, 24 de maio de 2013

TÉCNICOS DA SETHAS REALIZARAM CADASTRAMENTO DE ARTESÃOS NO CRAS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ



 art1

A Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, em parceria com o CRAS de São José do Seridó, realizou nesta quarta-feira, 22, o cadastramento de artesãos do município.

A abertura do evento foi feita pelo o Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Francisco Touché, que recebeu os Técnicos da SETHAS Marcilio de Souza e Sitonia Mendes, que são responsáveis pelo Programa Estadual de Artesanato (PROART).

O Secretário Touché falou em nome do Prefeito Jackson Dantas e do Governo Municipal, destacando que o artesanato no município não tinha tanta força devido à empregabilidade no setor têxtil, mas o Governo Municipal, através da SEMTHAS, sempre apoiou o seguimento quando foi procurado.

Já o Técnico da SETHAS, Marcilio de Souza, mostrou que o importante não é a quantidade do artesanato, mas a qualidade e especificidade daquele trabalho, pois cada cidade e artesão deve ter seu trabalho como único e não copiá-los. 

Marcílio também mostrou que não é o Governo Municipal que deve organizar o artesanato e sim os artesãos. O Governo apenas concede incentivo e apoio.

Em São José do Seridó existe uma Associação de Artesãos, que depois do encontro com os Técnicos da SETHAS, deverá voltar a se reunir. A SEMTHAS já disponibilizou o CRAS para as reuniões acontecerem.

Logo após o uso da palavra pelas autoridades, foi servido um café aos presentes com produtos fabricados no município. Após o café e durante todo o dia, os Técnicos da SETHAS cadastraram os artesãos do município, como também, tiraram dúvidas quanto a feiras, acesso ao crédito, benefícios em ter a carteira do artesão, etc.

Atualmente, cerca de 10 mil artesãos estão cadastrados no Programa Estadual no Rio Grande do Norte. Executado pela SETHAS, o programa tem por finalidade a valorização do artesão e do artesanato potiguar, intermediando a divulgação e a comercialização dos seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário