A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através da Escola Agrícola de Jundiaí e a Secretaria Estadual de Educação (SEEC) realizaram ao longo desta semana aulas inaugurais dos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos municípios de Natal, Mossoró, Assú, Jucurutu, Apodi, Santa Cruz e Serra do Mel.
A parceria entre as Instituições irá ofertar nesta primeira etapa cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Apicultura, Informática, Guia de Turismo, Manutenção e Suporte em Informática e Agroecologia nos municípios de Natal, Mossoró, Jucurutu, Serra do Mel, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Parelhas, Caraúbas, Apodi e Assú.
As aulas realizadas nas Escolas Estaduais Prof. Luiz Antônio, Abel F. Coelho, Juscelino Kubitschek, Newman Queirós, Antônio Dantas, Valdemiro Pedro Viana, José Bezerra Cavalcante e Padre José de Anchieta, contaram com a presença da equipe administrativa e pedagógica das escolas, além de Diretores, Professores e representantes da Secretaria Estadual de Educação, Diretorias Regionais de Educação - DIRED e da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN.
“A parceria entre Secretaria Estadual de Educação e Escola Agrícola de Jundiaí para a oferta de cursos técnicos para alunos da rede estadual de ensino, surge de uma demanda da própria comunidade escolar e desempenha um novo papel na formação dos jovens. Com o Pronatec instalado nas escolas, aproximamos a UFRN da comunidade e preparamos os alunos para os desafios do mercado de trabalho”, explica a Secretaria Estadual de Educação, Betânia Ramalho.
Para a aluna Ingrid Tauany Gomes da Silva, 17 anos, completar sua formação com um curso de Guia de Turismo é uma oportunidade única e muito valiosa. “Esta oportunidade é muito positiva para minha formação profissional, meus pais ficaram muito felizes em saber que estou tendo uma formação técnica voltada para o mercado de trabalho. Santa Cruz é um polo de turismo religioso, com a formação em Guia de Turismo posso conseguir um emprego na área”.
Segundo a Coordenadora Adjunta dos Cursos Técnicos do Pronatec/EA/UFRN, Professora Késia Silva, a oferta de cursos técnicos para alunos do ensino médio da rede estadual é uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. “O Pronatec se mostra como uma oportunidade de capacitação, os cursos técnicos ofertados pela Escola Agrícola de Jundiaí em parceria com a Secretaria Estadual de Educação contam com profissionais qualificados selecionados através de edital para proporcionar a melhor formação para estes jovens e para os municípios”, declarou Kesia Silva.
A Coordenadora pedagógica da Escola Estadual José Francisco Bezerra Cavalcante em Santa Cruz, Maria José de Souza, destaca que a parceria da SEEC com a Escola Agrícola de Jundiaí é muito positiva para os alunos. “Com a oferta de cursos do Pronatec em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí vamos possibilitar aos alunos que conquistem a capacitação que precisam de forma gratuita e em conformidade com as demandas do mercado local”.
Durante as cerimônias de aula inaugural, os alunos foram apresentados ao corpo docente e receberam os kits escolares do Pronatec.
Parceria entre SEEC e UFRN
A oferta de cursos técnicos através do Pronatec com a parceria da SEEC e EAJ/UFRN atendeu inicialmente o Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense em Natal, Escola Estadual José Biezinger, São Gonçalo do Amarante e a Escola Estadual Professora Auta de Souza em Macaíba, com cinco cursos técnicos em 2013.
Intensificando esta parceria com a SEEC, estão sendo ofertados em onze escolas da rede estadual, cursos técnicos na forma concomitante em escolas da rede estadual que foram contempladas com o Programa Brasil Profissionalizado e estão autorizadas a funcionarem como Escolas de Educação Profissional.
Além da qualificação dos alunos da rede estadual, a parceria visa oferta de cursos do Projovem Urbano e a qualificação de funcionários terceirizados e servidores da Secretaria Estadual de Educação.
Seleção
A seleção dos alunos foi realizada através do Sigeduc e teve como critério de seleção a média do último ano das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Não podendo participar alunos menores de 15 anos. Nesta primeira etapa serão beneficiados 380 jovens.
Assessoria de Comunicação Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí
Felipe Maia cumpre agenda em Touros e Canguaretama
O deputado federal e candidato à reeleição, Felipe Maia esteve em Touros e Canguaretama no domingo (17). Em Touros, acompanhado do ex-prefeito Josemar França e do presidente da Câmara, Diego França, o deputado prestigiou a reunião com lideranças da região. Depois, Felipe Maia participou de caminhada promovida pelas lideranças Fábio Freire e “Sérgio da Saúde” no município de Cangueratama.
No encontro promovido no município do litoral potiguar, Josemar França recepcionou centenas de pessoas em sua casa. “Touros fica grata com sua atuação que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade”, comentou o ex-prefeito. Na oportunidade, Felipe Maia lembrou a responsabilidade que tem para melhorar o Rio Grande do Norte.
Em Canguaretama, a população foi às ruas receber o parlamentar e o deputado estadual José Adécio. A comitiva saiu em carreata do bairro Lagoa de São João com destino ao Conjunto Nossa Senhora da Conceição onde foi realizada uma caminhada pelas ruas da localidade.
Em discurso ao final da caminhada, Felipe Maia destacou ter destinado emenda parlamentar para a compra de equipamentos hospitalares para o município e agradeceu o acolhimento da população. “É muito gratificante ser bem recebido, cumprimentado e respeitado. Sinal de que nossa atuação segue no caminho certo”, disse.
No Agreste, Fátima fala sobre vida pública: "honrei cada voto que recebi"
Em caravana no Agreste neste domingo (18), a candidata ao Senado pela coligação "Liderados pelo Povo", deputada Fátima Bezerra, destacou que o político - detentor de mandato - deve prezar acima de tudo pela responsabilidade, compromisso e lisura com o que é público.
Ao lado do candidato ao Governo, Robinson Faria, a deputada disse se orgulhar de honrar, nestes 20 anos de atuação parlamentar, cada voto que recebeu.
Em Parelhas, Formiga Preta anuncia apoio a Rogério Marinho para deputado federal
O empresário e ex-vereador de Parelhas, Romildo Azevedo, anunciou apoio a candidatura de Rogério Marinho (PSDB) para deputado federal. Formiga Preta, como é mais conhecido, disputou a Prefeitura da cidade por duas vezes sempre obtendo expressiva votação, e é uma das principais lideranças políticas da região do Seridó.
A decisão de Formiga Preta foi motivada pela defesa de Rogério Marinho a favor do empreendedorismo e por seus projetos voltados para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. “Com Rogério em Brasília teremos não apenas um representante na Câmara, mas um defensor e um parceiro do povo de Parelhas e de toda a região do Seridó”, disse.
Em Campo Redondo, Carlson Gomes realiza mobilização política
Na manhã do domingo (17), o candidato a deputado estadual pelo Democratas, Carlson Gomes, fez campanha em Campo Redondo, ao lado do vereador por 4 mandatos, Zé Ronaldo, que o apoia no município.
Carlson e Zé Ronaldo caminharam na feira livre, conversaram com a população e encerraram a mobilização com ato público partidário, onde falaram à população.
Em suas palavras, Zé Ronaldo ressaltou a importância de Campo Redondo eleger um deputado parceiro da qualidade de Carlson, para ajudá-lo na captação de recursos para o município.
Já Carlson Gomes agradeceu a receptividade da população e falou da necessidade do eleitor conhecer o histórico dos candidatos antes de votar, além de detalhar como pretende ajudar o município, externando o desejo de estar sempre presente quando eleito, para levar as reivindicações do povo à Assembleia legislativa. Por Assessoria de imprensa
Deputado Ezequiel participa de reunião com lideranças em Santa Cruz, no Trairi
O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB) participou de mobilização na comunidade Furnas, Zona Rural de Santa Cruz, maior cidade da região Trairi. Candidato a deputado federal, o jornalista Sávio Hackradt (PDT) também prestigiou o encontro. O médico Marcos Lima e sua equipe de multiplicadores organizaram o encontro neste domingo (17).
Ezequiel frisou a dedicação e a luta do médico cardiologista Marcos Lima, que em 2012 foi candidato a vice-prefeito na chapa do ex-prefeito Péricles Rocha. “Dr. Marcos trabalha e atende a população de Santa Cruz há anos. Tem um trabalho na Saúde reconhecido pelo povo desta terra. Nossa família iniciou a carreira política em Santa Cruz, e nossas origens também vem daqui. Nosso mandato na Assembleia Legislativa fez solicitações para beneficiar a Saúde do Trairi e outras áreas”, disse Ezequiel.
Em Santa Cruz, o deputado Ezequiel se encontrou com aliados de Campo Redondo. O vice-prefeito Manoel Egídio e os vereadores Reginaldo Professor e Luiz Antônio, que apoiam à reeleição de Ezequiel.
Créditos das Fotos: Laurivan de Sousa
Rafael Motta visita sete municipios do oeste
Candidato a deputado federal pelo PROS, Rafael Motta visitou sete municípios da região Oeste Potiguar neste domingo (17).
As últimas duas cidades foram Umarizal e Rodolfo Fernandes, onde Rafael Motta encontrou a Caravana da Mudança, do candidato ao Governo do RN, Henrique Eduardo Alves, do PMDB. Em Umarizal, última cidade visitada no domingo, Rafael Motta andou pelas ruas do município e conversou com lideranças locais, como o ex-prefeito Rogério Fonseca; o atual presidente da Câmara, Washington Sales; o ex-presidente da Casa, Chico de Brancar; e os vereadores Bazoca e Naldo de Brancar.Antes, ao lado do deputado estadual Raimundo Fernandes, Rafael Motta visitou o ex-prefeito de Rodolfo Fernandes, Chiquinho Germano, o vereador Minervanio Menezes e a ex-vice-prefeita, Neide Nazaré.
Lá, ele também se encontrou com o candidato a governador e a Caravana da Mudança. Ao todo, só neste domingo, Rafael Motta visitou sete municípios do Oeste. Venha Ver, São Miguel, Coronel João Pessoa e São Francisco do Oeste, ao lado de Raimundo Fernandes, e Pilões, com o deputado estadual Gustavo Carvalho. Por Assessoria de imprensa
Prefeitura de Natal - RN retifica certame com 596 vagas para Agentes de Saúde
A Prefeitura de Natal, Rio Grande do Norte, divulgou duas alterações referentes ao Concurso Público regido pelo edital nº. 001/2014, com 596 vagas distribuídas entre as funções de Agente Comunitário de Saúde (331) e de Agente de Combate às Endemias (265), considerando a reserva de oportunidades para pessoas com necessidades especiais.
A retificação corrige a distribuição das vagas de Agente Comunitário de Saúde, enquanto o aditivo trata da relação dos distritos sanitários de Natal, onde os candidatos aprovados deverão exercer as atividades.
O vencimento devido aos aprovados é de R$ 1.027,21, correspondente ao regime de 40 horas semanais. Para tanto, os candidatos devem possuir formação de nível fundamental completo.
As inscrições devem ser efetuadas entre os dias 4 de agosto de 2014 e 1º de setembro de 2014, pelo site da organizadora do certame, www.comperve.ufrn.br, mediante o preenchimento do formulário disponível na página, e recolhimento da taxa no valor de R$ 50,00.
Os inscritos serão submetidos à Prova Objetiva, prevista para ser aplicada em 21 de setembro de 2014, e a teste de Capacitação Física, sendo que o resultado final será válido por dois anos, podendo se prorrogado por igual período.
Liquigás retifica seletiva com 50 vagas imediatas e formação de cadastro reserva
A Liquigás Distribuidora S.A., publicou a primeira retificação do Processo Seletivo regido pelo edital nº 1/2014, que possui o objetivo de prover 50 vagas e formar cadastro reserva, em funções de níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio e superior.
O documento altera o período dedicado aos recursos quanto aos conteúdos das questões objetivas e/ou aos gabaritos divulgados; inclui dois itens que tratam da experiência profissional e modifica o curso exigido como parte dos requisitos das funções de Ajudante de Motorista Granel I; Motorista de Caminhão Granel I; e Oficial de Manutenção I das áreas Elétrica, Eletrônica e Mecânica.
Por fim, corrige um item do conteúdo programático relacionado aos conhecimentos específicos, sugeridos para o cargo de Técnico Químico I.
Por meio deste certame serão selecionados Ajudante de Carga e Descarga I; Conferente I; Oficial de Produção I; Ajudante de Motorista Granel I; Motorista de Caminhão Granel I; Oficial de Manutenção I nas áreas de Elétrica, Eletrônica e Mecânica; Técnico de Instalações I; Técnico de Segurança do Trabalho I; Técnico Químico I; Engenheiro Júnior em Elétrica, Mecânica, e Segurança do Trabalho; Profissional Júnior em Administração e Ciências Contábeis; e Profissional de Vendas Júnior.
Os locais de atuação são os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, de acordo com a vaga escolhida.
A remuneração dos selecionados varia entre R$ 992,83 e R$ 4.372,46, considerando o cargo pleiteado, já que a jornada de trabalho é de 220 horas mensais. Dentre os benefícios que os aprovados receberão por direito, constam vale gás, vale refeição ou refeitório no local, vale alimentação, assistência médica, vale-transporte, convênio odontológico e seguro de vida em grupo.
Fotografias de autoridades em órgãos públicos podem ser proibidas
Da Redação
Uma das situações mais comuns em repartições públicas é a exposição de fotografias de autoridades, como presidente da República, governador e prefeito. Projeto do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) proíbe essa prática alterando a Lei 8.429/1992, que trata das punições aplicáveis aos servidores públicos.
O projeto (PLS 244/2014) estabelece que também será con siderado um ato de improbidade administrativa a exposição de efígie de autoridades em órgãos públicos. A mesma irregularidade, de acordo com o projeto, será cometida em casos de promoção pessoal de autoridades ou servidores na publicidade oficial dos órgãos públicos.
Projeto garante cuidadores para atender alunos com deficiência
Da Redação
A presença de cuidadores nas escolas para assegurar assistência aos alunos com deficiência é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 228/2014, do senador Vicentinho Alves (SD-TO). O texto também estabelece um piso para esses cuidadores, equivalente a 70% do piso salarial nacional dos professores de educação básica.
Para Vicentinho, a sociedade inclusiva exige ampla acessibilidade às pessoas com deficiência, não só com a adaptação dos ambientes físicos, mas também com suporte humano. Por isso, o senador considera imprescindível para a materialização da acessibilidade que, além da oferta de equipamentos e ajudas técnicas, sejam contratados cuidadores nas instituições de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário