quinta-feira, 4 de abril de 2013

Gustavo Carvalho expõe necessidade de presídios e cadeias serem comandado pelos próprios agentes penitenciários


O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), durante sessão plenária dessa terça-feira, expôs a grande necessidade da implantação do processo democrático para escolha de diretores e vice-diretores Penitenciarias, Cadeias Públicas e Centros de Detenção Provisórias (CDP) do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte.

Para Gustavo Carvalho, ninguém melhor do que o próprio agente Penitenciário para dirigir as unidades prisionais do estado, haja vista que conhecem muito bem a realidade vivida diariamente no sistema.

“Hoje todas as unidades de ensino da Rede Estadual de Educação do RN, vem realização a escolha dos diretores e vice-diretores através de eleição com candidatos das próprias unidades de ensino, isso tem sido muito positivo, porque as escolas passaram a ser administradas pelos próprios professores, conhecedoras dos problemas da comunidade escolar”, justificou o parlamentar.

Aprovado por unanimidade pelos deputados que participavam da sessão, o requerimento do deputado Gustavo Carvalho fora encaminhado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a governadora, Rosalba Ciarline e ao secretario de Estado da Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz Costa, cobrando em regime de urgência que Diretor e Vice-diretor das Penitenciarias, Cadeias Públicas e Centros de Detenção Provisória do RN, sejam dirigidos pelos próprios Agentes Penitenciários, profissionais que conhecem a realidade do Sistema Penitenciário Potiguar

A indicação dos próprios agentes penitenciários para dirigir as unidades prisionais do estado também é uma antiga reivindicação do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (SINDASPRN), presidido pela agente, Wilma Batista. Atualmente existem cerca de 1.000 agentes penitenciários no estado.

“Nada mais justo e coerente que o processo democrático, seja instalado no sistema penitenciário do nosso estado. Os diretores, vice-diretores, devem ser agentes que trabalham e conhece as dificuldades do dia a dia”, destacou o deputado.

Hoje o processo de escolha para o cargo, muitas vezes é realizado através de indicação da Secretária Estadual da Justiça e da Cidadania. (SEJUC). Algumas unidades prisionais já são administradas por agentes penitenciários, como é o caso da Cadeia Pública de Mossoró que tem o Agente José Wilson, realizando excelente trabalho com o apoio de todos os colegas que demonstram se sentir melhor tendo um companheiro como diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário