terça-feira, 19 de novembro de 2013

SECRETÁRIO E COORDENADORA PARTICIPARAM DE REUNIÃO TÉCNICA DO PRONATEC EM NATAL

Em 2014, o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) esperam que a oferta de vagas do Pronatec/Brasil Sem Miséria nos municípios seja 100% aproveitada. Para isso, representantes dos poderes Federal, Estadual e Municipal se reuniram na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.

Nesta segunda (18), representantes dos poderes Federal, Estadual e Municipal se reuniram na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, para realizarem juntos a repactuação da oferta de cursos para as cidades potiguares – assegurando, assim, a execução do programa no RN.

Representando o município de São José do Seridó, participaram o Secretário Francisco Touché e a Coordenadora do Programa Porta de Saída/Acesso Suas Trabalho, Enilma Medeiros.

Convocados pelo Governo de Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Secretários Municipais de Assistência Social do RN, Gestores e Interlocutores do Programa participaram do evento que visa orientar a oferta de cursos que gerem demanda para a criação de emprego e renda nas cidades participantes.

O Pronatec/Brasil Sem Miséria é um programa de ação profissional destinado aos inscritos no Cadastro único (CadÚnico) para encaminhá-los a programas sociais com a finalidade de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada. O objetivo é que no futuro os profissionais capacitados pelos cursos possam se emancipar do Bolsa Família e seguir uma profissão.

O RN foi o primeiro a obter 100% de adesão ao Pronatec/BSM entre as cidades. Em 2013 foram oferecidas 54 mil vagas para o Rio Grande do Norte. As ofertas de vagas para os cursos são geradas pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), no qual a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, obtém as informações e quantidades de vagas distribuídas para cada município.

Também estiveram presentes à solenidade além da Governadora Rosalba Ciarline e a Secretária Shirley Targino, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Jaqueline Leite Paz; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Márcia de Sá Rocha; a presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Maira Leilane Oliveira; o representante do Instituto Federal do RN, Otávio Augusto Tavares; a representante do Sebrae, Laura Medeiros Souto e a representante do Senac, Miriam Silveira Campos.

As unidades que ministrarão os cursos do Pronatec/BSM serão: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Social da Indústria (SESI); Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Lembrando que o município de São José do Seridó já efetuou pactuação com: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Social da Indústria (SESI); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A ação integra o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Ensino Técnico emprego (PRONATEC), executado pela União, que tem a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Podem participar do Pronatec/Brasil Sem Miséria jovens a partir de 16 anos que estejam cadastrados ou em processo de cadastramento no Cadastro único (CadÚnico), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também pode participar do Pronatec/BSM um ou mais membros de cada família vinculada ao CadÚnico.

No município de São José do Seridó, para maiores informações, os interessados devem procurar as unidades do Acesso Suas Trabalho/Pronatec Programa Porta de Saída:

Unidade I – Rua Joaquim Loló, S/N – Ao lado da EMATER – Enilma Medeiros (Coordenadora) e Melquides Medeiros (Técnico)

Unidade II – Assentamento Seridó – Edleuza Cristina (Técnica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário