terça-feira, 17 de dezembro de 2013

“Foi a melhor experiência profissional que tive na vida”, declara Suerda Medeiros, após dirigir a Rádio Caicó

11807
A radialista Suerda Medeiros deixa a direção da Rádio Caicó. Nessa entrevista ao Blog do Marcos Dantas, ela fala sobre porque saiu, o que achou do nome do novo diretor da emissora e analisa como foi a experiência de dirigir um veiculo que hoje goza de grande credibilidade em Caicó e RN.
Porque você deixou a Rádio Caicó?
Suerda: Porque chegou a hora. Aprendi que a vida é feita de ciclos: tudo tem começo, meio e conclusão. Depois de seis anos, tava na hora de passar o ‘bastão’. Acho que dei minha contribuição, procurei acertar na maior parte das vezes, errei outras, mas quando cheguei na Rádio Caicó ela tinha 7% de audiência. Na ultima pesquisa cientifica feita estávamos com mais de 30% num universo de cinco rádios na cidade de Caicó. Então acho que fizemos o melhor pela Rádio Caicó. Questões pessoais estão incluídas na minha decisão.
Poderia enumerar essas questões pessoais?
Ter mais tempo de cuidar de mim como radialista, locutora e até blogueira!. Gosto muito do que faço e tava muito absorvida na parte administrativa. Estava sufocada com a parte burocrática. Sou do rádio, tenho alma de radialista. E também cuidar mais da minha saúde, daqui a três anos faço 30 anos de rádio e 50 de vida, quero me preparar melhor para quando chegar esse momento e vou precisar de mais tempo pra isso.
Você saiu porque João Maia e Vivaldo Costa desfizeram o arrendamento?
Não, de jeito nenhum! Todos sabem da minha relação de trabalho com o deputado federal João Maia, mas não houve essa imposição do deputado Vivaldo Costa para que eu saísse da direção. Eu pedi pra sair. Sair da direção ( risos )! O “Papa” nem queria aceitar, mas viu que eu estava decidida, e resolveu nomear Hugo Marinho. Continuo na Rádio Caicó fazendo o meu programa Muito Mais Você e recebi um convite para assumir a direção comercial. Então, minhas funções agora na Rádio Caicó são duas: dar conta do meu programa e cuidar da parte comercial, vender. Se em algum momento a direção geral precisar da minha experiência no rádio, estarei disponível para ajudar no que for preciso. Eu tenho muito amor pela Rádio Caicó e tudo que a compõe.
O que você achou da indicação do novo diretor da Rádio Caicó?
Excelente! Hugo Marinho é altamente capacitado para assumir a parte administrativa e financeira da Rádio Caicó. Sendo um homem sensato, tenho certeza que ele vai se cercar das pessoas certas e competentes para tocar o barco. Estou muito otimista com a vinda dele e vou colaborar como puder para ajudá-lo a fazer da Rádio Caicó uma emissora cada vez melhor.
O que foi mais importante nesse período que você ficou na direção da Rádio Caicó?
Olha, tivemos muitos desafios vencidos: a Rádio Caicó quebrou um paradigma de que rádio ligada a político não tem credibilidade nem audiência. Isso só aconteceu porque João Maia foi sensível e nunca interferiu na programação, nos deu total liberdade de expressão e seguimos os bons preceitos do radiojornalismo: ouvir todo mundo sempre!. Hoje somos respeitadíssimos com um alto nível de credibilidade. Como conseqüência da seriedade do trabalho, juntamos mais duas coisas: ouvintes, milhares de ouvintes novos, e investidores que não anunciavam e passaram a anunciar na Rádio Caicó. Some-se a isso a seriedade e competência dos profissionais que passaram e os que estão até hoje na Rádio Caicó. Acho que tudo isso junto, com mais uma programação dinâmica, promoções inovadoras, plástica moderna, e um jeito novo de comunicar fez da Rádio Caicó, nesses últimos anos, a ser o que ela é hoje: uma rádio com audiência e acreditada. Foi um feito ou não foi?. Fazendo uma analogia ao futebol, já que vamos sediar a Copa do Mundo, somos “hexa”: faz seis anos que fazemos gols e somos campeões.
Ninguém é unanimidade. A grande maioria das pessoas gosta de você e do seu trabalho, mas a gente sabe que todo cargo de gestor/gestora, acaba gerando alguns desgastes e desafetos. Houve isso no seu tempo de direção da Rádio Caicó?
Claro! Houve sim. Alguns até me surpreenderam muito. Fui para uma vitrine. Aprendi a lidar mais com sentimentos como inveja, rancor, mágoa. Meia dúzia torceu contra. Ainda bem que a torcida sempre foi maior e isso me motivou a dar o que eu tinha de melhor para tornar melhor esse veiculo rádio. Tudo faz parte. Mas o que foi ruim passou. Os desgastes e os desafetos também passaram. Não levo mágoa e torço para não ter deixado mágoa em ninguém nesse tempo de direção. Se deixei, peço perdão. Aprendi a diluir os sentimentos negativos, para não virar toxina, lixo do corpo que reflete na alma, como tão bem explicou um dia minha querida amiga Dra. Socorrinho Fernandes, quando a entrevistei na Rádio Caicó.
Vai sentir saudades de ser diretora?
Vou. Mas eu disse a turma da rádio que tava feliz por uma coisa: não ia mais precisar chamar a atenção de ninguém ( risos ). Sempre me doía ter que fazer isso com um colega. Tenho alma de radialista, fazer o quê? Mas foi uma experiência fantástica. Ser diretora da Rádio Caicó foi a melhor oportunidade profissional que tive na vida até hoje. E essa oportunidade devo a João Maia. Foi ele quem me deu.
Algum recado especial?
Sim. Primeiro dizer que vou continuar na Rádio Caicó e ela continuará sendo uma grande rádio, sempre com a perspectiva de melhorar. Depois agradecer a todos que contribuíram para que eu desempenhasse esse papel com profissionalismo, ética e honradez. Ouvintes, anunciantes, colegas de trabalho, amigos, família, todos que foram matéria-prima para que tudo se concretizasse. Gostaria de agradecer pessoalmente a ele, mas me tiraram essa possibilidade, por isso agradeço em espírito: a F.Gomes! Sem ele o sonho de construir um novo conceito de Rádio Caicó não teria sido possível. Agradecer a Marcos Dantas, que, depois da morte de F.Gomes, tão bem cumpriu o papel de diretor de jornalismo e sempre me ajudou a conduzir a rádio. E, claro, agradecer a João Maia pela grande oportunidade. Espero que ele tenha gostado da desenvoltura. E a Vivaldo Costa, que sempre respeitou meu profissionalismo em todos esses anos. Ouvi dele que a Rádio Caicó era uma “baladeira” e se transformou numa “metralhadora giratória”, dado o seu poder de ‘fogo’ hoje, depois desses nossos anos lá. E, claro, agradeço a Deus e a todos os anjos e bons espíritos guardiões que me regem, me guardam, me governam e me iluminam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário