quinta-feira, 16 de outubro de 2014

COMUNIDADE MANTÉM TRADIÇÃO E HOMENAGEIA NOSSA SENHORA APARECIDA NO SEU DIA

A comunidade católica de São José do Seridó vêm mantendo ano após ano a tradição de homenagear Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A tradição de subir o monte Bonita foi ideia de Edite Medeiros, professora e primeira historiadora do município.

Todo ano, neste dia, a comunidade sai em procissão da cidade até o monte Bonita com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O monte Bonita é símbolo da devoção a Nossa Senhora Aparecida e é visitado diariamente por devotos.

HISTÓRIA
O Cruzeiro de Nossa Senhora Aparecida representa a cruz de Josefa Iluminata Vasconcelos, vítima de afogamento no Poço da Bonita. Esta cruz, anteriormente, ficava junto do poço da Bonita, e por muitas vezes havia sido danificada. 

Jovens ligados a igreja junto a professora Edite Medeiros e com base num sonho, resolveu erguê-la no Monte Bonita, assim ficaria livre dos danos anteriores.

Para isso, foram angariados donativos junto á comunidade, inclusive uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, e no dia 12 de outubro de 1978, Ano internacional da criança e dia da padroeira do Brasil, foi realizada a primeira peregrinação ao Cruzeiro de Nossa senhora Aparecida, no monte Bonita. 

A peregrinação foi acompanhada da filarmônica Justino Dantas, a comunidade e principalmente as crianças, por este ser o seu dia.

Muitos fiéis fazem questão de acompanhar a peregrinação para agradecer a causas alcançadas e milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário