quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ZONA RURAL RECEBE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DO PROGRAMA PORTA DE SAÍDA

1625524_1546452352254045_3239309493324563823_n
O programa Porta de Saída finalizou recentemente o curso de Auxiliar de Cozinha em parceira com o SENAC/RN. O curso de auxiliar de cozinha formou mais de 30 mulheres são-joseenses para o mercado de trabalho.

Paralelamente ao encerramento deste curso, a Escola Agrícola de Jundaí – EAJ/UFRN começou a atuar no município oferecendo os cursos de Costureiro e Costureiro industrial do Vestuário, na zona rural do município. Os cursos estão acontecendo na sede da Associação dos Moradores da Comunidade São Paulo – ASPAULO.

Os cursos na área de costura são uma parceria entre a comunidade São Paulo e o grupo C Medeiros, dos empresários Anny Fabíola e Ricardo Medeiros, que pretendem empreender no local em breve, levando á indústria para a zona rural do município, a exemplo da Indústria Canaã instalada na Caatinga Grande.

Outros cursos que acabaram de iniciar no município foram os cursos de Avicultor (criador de aves) que será ministrado na Caatinga Grande e o curso de Aquicultor (criador de peixes) que acontecerá na zona urbana, mas atenderá o público da zona rural, principalmente os pescadores filiados á Colônia de Pescadores Z-62.

Para que o programa Porta de Saída conseguisse pactuar estas vagas foi necessário um estudo prévio da realidade local, e este estudo foi feito em parceria com o sindicato dos trabalhadores rurais de São José do Seridó, na pessoa de Aparecida Ferreira.

Desde o início do programa Porta de Saída, nunca havia se investido tanto na qualificação profissional do homem e da mulher do campo. A intenção é proporcionar mais oportunidades para que a população campesina permaneça nos seus lugares de origem, mas com uma vida mais digna e com mais qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário