sábado, 6 de setembro de 2025

São José do Seridó alcança um dos melhores índices de gestão do Bolsa Família no Brasil


O município de São José do Seridó conquistou destaque nacional ao atingir 98,67% no Índice de Gestão Descentralizada (IGD-PBF) do Programa Bolsa Família, resultado que se aproxima da pontuação máxima de 100%.

Os números revelam a eficiência da cidade no acompanhamento das famílias beneficiárias: 99,4% em Saúde, 98,5% em Educação e 98,1% no Cadastro Único. Esses índices superam de forma expressiva a média nacional, que é de 84,7% no fator operacional.

O IGD-PBF mede a qualidade da gestão municipal nas áreas de saúde, educação e assistência social, avaliando como as famílias atendidas pelo programa estão sendo acompanhadas em cada um desses setores.

Para o prefeito Jackson Dantas, o resultado reflete o compromisso da gestão com a população: “Esses números nos alegram e nos motivam, além de fazer com que São José do Seridó avance cada vez mais no ranking de indicadores do governo federal.”

FONTE- ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

14ª Cavalgada de São José promete movimentar a economia e exaltar a cultura nordestina com grandes atrações e programação especial


A 14ª Cavalgada de São José promete ser um grande marco para a cultura e a economia de São José do Seridó. O evento, organizado pelo Grupo de Cavalgadas Ernesto Macedo com apoio da gestão municipal, celebra a identidade sertaneja, une fé e tradição, e movimenta o comércio, turismo e serviços locais.

Programação
A concentração será às 7h no Balneário Vale da Benção, com saída às 9h rumo à cidade. Às 11h acontece a Bênção dos Cavalos, Cavaleiros e Amazonas em frente à Igreja Matriz, seguida do tradicional almoço de confraternização ao som de Laércio Vaneirão.

Atrações culturais
Entre os destaques, o renomado Galego Aboiador e seu afilhado Galeguim Aboiador, que levam a essência do aboio nordestino, além da locução de Morzani Gomes.

Com fé, música e confraternização, a cavalgada reafirma seu papel como um dos maiores eventos culturais do município e fortalece ainda mais a tradição sertaneja.

Criadores de São José do Seridó discutem criação de associação comunitária para fortalecer a categoria

Na noite da última quinta-feira, 4 de setembro, pequenos criadores das zonas urbana e rural de São José do Seridó (RN) se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) para discutir a criação de uma associação comunitária voltada à categoria.

O encontro teve como principal objetivo deliberar sobre a fundação da Associação Comunitária dos Criadores da Vila dos Criadores, no Sítio Melado — área de propriedade da Prefeitura Municipal, onde já estão instalados diversos lotes com criações de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e equinos. A proposta também contempla a inclusão de criadores de outras comunidades rurais que desejam se organizar para reivindicar melhorias e políticas públicas voltadas ao setor.

Na reunião foi ventilada a possibilidade da sede da referida entidade ser sediada na comunidade Sitio Melado onde por lá já estão instalados dezenas de pequenos criadores.

A reunião foi conduzida por Gilberto Silva, presidente da Associação Aspaulo e da Colônia de Pescadores Z-62, que se colocou à disposição para auxiliar no processo de formalização da nova entidade.

Durante o encontro, representantes da diretoria do STTR de São José do Seridó, como a presidente Lucineide Medeiros e o sindicalista Francisco de Assis, o “Chico Porfírio”, manifestaram apoio à iniciativa.

Os participantes debateram demandas da categoria, sugeriram propostas e decidiram pela criação de uma comissão responsável por iniciar os trâmites legais para a formalização da associação. Os nomes escolhidos para compor a comissão foram: Gilberto Silva, Francisco das Chagas (Chico Porfírio) e Vinícius de Titi.

A formação da associação representa um passo importante para o fortalecimento da organização comunitária, dando voz aos pequenos criadores e criando caminhos legítimos para a busca de melhorias estruturais, técnicas e políticas para o setor.