terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Carnaval do Terraço do Relógio começa sexta-feira


Bonecos gigantes do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens serão algumas das atrações
Na próxima sexta-feira (29/01), começa o carnaval do Espaço Cultural Terraço do Relógio. O “Carnaterraço” será aberto em grande estilo, com Rodolfo Amaral e banda, parada da Banda Independente da Ribeira e os bonecos gigantes do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens. O projeto tem entrada gratuita, e acontece todas as sextas-feiras do mês, a partir das 19h, no Sesc Centro, em Natal.
 
A folia de momo continua no dia 08/02, com Mestre França e seus Metais. No dia 15/02, Debinha e Roda de Bambas comandam a animação e, fechando a programação carnavalesca, tem o samba de raiz da banda Sambacom, dia 22/02. Nas unidades Sesc de Caicó e de Mossoró, o projeto Letra & Música também oferecerá atrações carnavalescas às sextas-feiras.
 
Relógio secular

Desde fevereiro de 2002, o Espaço Cultural Terraço do Relógio incentiva a cultura local, ao oferecer espaço para os artistas potiguares e possibilitar o surgimento de novos talentos. Mas a história do relógio e da balaustrada, ambos localizados no Terraço, remonta ao início do século XX.

Em 1911, o governador em exercício, Alberto Maranhão, solicitou a elaboração de um projeto de urbanização da área onde hoje existe o SESC. No dia 11 de outubro deste ano, data do aniversário do governador, uma grande festa inaugurou a balaustrada, as colunetas com lâmpadas e o relógio, encomendados a uma empresa francesa. Uma estrutura de ferro fundido que mede 103 metros compõe a balaustrada.

O terreno que abriga a estrutura histórica foi doado ao SESC em 1953 pelo prefeito em exercício, Creso Bezerra. Devido ao desgaste provocado pelo passar do tempo, os monumentos foram revitalizados em 1968. Em 2001, a entidade modernizou a estrutura interna do relógio, que já não funcionava há anos. Foi instalada uma máquina eletrônica de quatro faces, com comando à distância e baterias de apoio para evitar paralisações por falta de energia. De 2011 até hoje, quem passa pelo relógio sabe a hora certa.

Com o intuito de divulgar a importância histórica da estrutura e de fomentar a cultura, foi criado, em fevereiro de 2002, o projeto Terraço do Relógio. Emoldurado pela balaustrada, pelo relógio e pelas hastes de ferro seculares, o cenário é um convite à boa música, com atrações locais e serviço de bar.
 
Serviço:
O quê? Carnaterraço – carnaval do Terraço do Relógio
Quando? Abertura sexta-feira (01/02), às 19h
Atrações? Rodolfo Amaral e banda, parada da Banda Independente da Ribeira e bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário