quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sesc apresenta espetáculo teatral Luis Antônio Gabriela, vencedor do prêmio Myriam Muniz


O Sistema Fecomércio, através do Sesc RN em parceria exclusiva com a Cia. Mungunzá de São Paulo realiza apresentações nos dias 06 e 07 de abril, 20h, no Teatro Alberto Maranhão. O espetáculo é gratuito, sendo opcional a doação de 1kg de alimento não-perecível, exceto sal, que será revertido para o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar do Sesc.

A peça já percorreu diversas cidades brasileiras e fez três temporadas em São Paulo. Somando aproximadamente, 160 espetáculos já feitos e mais de 25 mil espectadores. Inclusive, a mesma também faz parte dos projetos selecionados para o Palco Giratório 2013.

 Enredo
O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, onde o irmão mais velho, homossexual, Luis Antônio, desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela.
O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do ator e diretor Nelson Baskerville, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta e de Serginho, cabeleireiro em Santos e amigo de Luis Antônio, e narra sua história até o ano de 2006, data de sua morte em Bilbao onde vivera até então como Gabriela.

Cia. Mungunzá
 A Cia. Mungunzá de Teatro nasceu em São Paulo em 2006, com atores recém-formados, motivados a aprofundar as técnicas aprendidas na escola e assim, desenvolver um estudo detalhado do Teatro Épico de Brecht e de linguagens estabelecidas na contemporaneidade.

De acordo com o interesse da Cia. Mungunzá de Teatro, o diretor, ator e também professor Nelson Baskerville, foi convidado para desenvolver seu estudo numa pesquisa aprofundada do teatro pós-dramático. No currículo de Nelson, constam espetáculos de sucesso como “17x Nelson” e “Camino Real”, ambos da Cia. Antikatartika de Teatro.

Apresentando o texto “Por que a criança cozinha na polenta” ao diretor, os atores iniciaram o processo de ensaio e de pesquisa para a montagem de um espetáculo teatral que atendesse a necessidade artística proposta pela direção e pelos próprios artistas.

O espetáculo realizou cinco temporadas em São Paulo, entre 2008 e 2010. Participou de diversos festivais pelo Brasil, acumulando 36 prêmios em diversas categorias.
Em Janeiro de 2010, a Cia. começou a realizar o processo de estudo cênico para o segundo trabalho, “Luis Antônio – Gabriela.

Serviço:
O quê? Espetáculo teatral: “Luis Antônio Gabriela”
Quando? 06 e 07 de abril, 20h
Onde?  
Teatro Alberto Maranhão. Ribeira
Acesso gratuito, sendo opcional a doação de 1 kg de alimento, não perecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário