terça-feira, 11 de junho de 2013

Representante EMPAMIG visita São José do Seridó

O professor Adauto Lemos  esteve na tarde desta segunda feira,10, juntamente com Pedro Alexandre, gerente do SEBRAE de Caicó , visitando  o município de São José do Seridó.
Eles foram recebidos pelo vereador e produtor Jaédson Dantas  e pelo seu irmão Prefeito Jackson Dantas.
A visita do Professor Adauto Lemos  da Empresa   de Pesquisa Agropecuária  de Minas Gerais  (EPAMIG)  á São José do Seridó nesta segunda feira teve a companhia de Pedro Alexandre, Gerente Regional do SEBRAE- Caicó.
Adauto diz  que a sua visita ao Seridó  foi motivada pelo SEBRAE  . Ele conta que desde 2003, a pedido do SEBRAE a EMPAMIG  vem  realizando o concurso de queijos regionais. 
O ENEL (Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados) já acontece á 11 anos e este ano   a queijaria vencedora foi Dona Gertrudes com sede em Caicó-RN.
Nos encontros sempre ocorrem discussões e fóruns  de debates e culminou nos últimos dois anos em novas ideias do SEBRAE   a necessidade de investir em novidade no arranjo produtivo local  na cadeia do leite  no RN.
Adauto  ressaltou que a crise trouxe   a necessidade co
m  mais força  de  no evento deste ano  haver um painel  para discutir a questão da legislação.
Lemos  lembra que a legislação federal  remonta a 1952  onde  o  regulamento de inspeção industrial  de produtos   de origem  animal  fora  escrito para uma necessidade da época.
Ele lembra que havia muita contaminação  nos produtos nos períodos pós  guerra durante a guerra e daí surgiu uma febre mundial sobre a qualidade da alimentação  e dai nasceu a necessidade de se resguardar o consumidor.
A importância desta mudança irá ajudar aos produtores e também aos comerciantes que hoje são reféns  da insegurança no sentido  das exigência aos produtos por órgãos  fiscalizadores.
Adauto acredita que o queijo frescal seria uma saída para o produtor Seridoense.
O vereador Jaédson Dantas levantou esta questão sessão da câmara em recente sessão. 
O prefeito Jackson Dantas juntamente com representantes do SEBRAE e o Prefeito Caicoense Roberto Germano estiveram em Minas Gerais onde foram conhecer essa  realidade e consequentemente traze-la para o Seridó para dar mais segurança  a quem comercializa os produtos do Seridó.
 Fotos: Gentilmente cedidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário