terça-feira, 23 de setembro de 2014

LEVANTAMENTO DO PROGRAMA PORTA DE SAÍDA MOSTRA QUE MAIS DE 100 SÃO-JOSEENSES INGRESSARAM NO MERCADO DE TRABALHO DEPOIS DE CAPACITAÇÃO

049
A equipe do Programa Porta de Saída, formada pela coordenadora Enilma Medeiros e pelos técnicos Melquides Medeiros e Cristina Toscano, concluiu levantamento feito para saber quantos são-joseenses estão trabalhando depois de terem concluído algum curso de qualificação profissional, oferecido pelo programa.
Desde 2012, que o município oferece cursos pelo PRONATEC, mas antes disso, o programa Porta de Saída já oferecia capacitações e cursos, principalmente na área de empreendedorismo e beleza.
Tomando por base os números oferecidos pelo SISTEC – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica e o banco de dados do programa, a equipe do Programa Porta de Saída entrou em contato com ex-alunos do programa para saber o que tinha mudado depois da qualificação profissional.
De 2012 para cá foram 26 cursos oferecidos pelo programa em parceria com o SENAI, SENAC, EAJ e PRÓ-SERTÃO.

ANOCURSOSFORMADOSTRABALHANDO NA ÁREABOLSA FAMÍLIA
201291284137
2013111834595
20146771872
TOTAL26388104204


Em 26 turmas se formaram 388 alunos que concluíram o curso com média superior á 7,0 e com frequência maior ou igual a 75%.
Dos 388 alunos que receberam certificado, 104 estão estão trabalhando na área que se qualificaram.
Vendedores, cuidadores de idosos, mecânicos, eletricistas, pedreiros, padeiros e confeiteiros, auxiliares de cozinha, auxiliares administrativos, recepcionistas, costureiros e muitos outros profissionais estão inseridos no mercado de trabalho depois que se qualificaram.
Vale ressaltar que, a outra parte dos 388 alunos formados que não estão trabalhando na área não estão desempregados, mas atuam em áreas diferentes.
O levantamento também procurou saber quantos beneficiários do programa Bolsa Família se qualificaram para o mercado de trabalho. Chegou-se á conclusão que metade das famílias que recebem o benefício no município já tiveram algum membro familiar atendido e capacitado pelo programa, ao total foram 204.
Outro dado interessante é que houve crescimento de outras áreas na economia são-joseense, que geralmente está centralizada na área industrial, devido á grande quantidade de indústrias de confecção instaladas no município.
Empreendimentos pessoais e serviços particulares cresceram no município. Um exemplo disso é que alguns serviços como montagem e manutenção de ar-condicionado e refrigeradores estão sendo feito por são-joseenses que concluíram o curso de Refrigeração.
A tendência é que a quantidade de pessoas que inseridas no mercado de trabalho aumentem, levando-se em consideração o crescimento no setor de serviços, comércio e beleza.
O programa Porta de Saída continua oferecendo cursos de qualificação profissional, no momento dois cursos de costureiro na zona rural do município, auxiliar de cozinha na zona urbana. Em breve iniciarão os cursos de Avicultor no Assentamento Seridó e Aquicultor na Colônia de Pescadores Z-62.
Ainda há expectativa para a chegada de novos cursos este ano após a campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário