segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Expedição “Retratos da Seca” passou por Caicó neste domingo


A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte - FAERN, reuniu na manhã deste domingo, (24), em Caicó, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e a imprensa estadual. O evento fez parte da expedição Retratos da Seca, promovida pela Faern. 

O objetivo da caravana que começou no dia 22 de fevereiro e terminou neste domingo, dia 24, foi mostrar a jornalistas convidados de diversos órgãos de imprensa, a situação de dificuldade enfrentada pelos produtores rurais, por causa da seca.

Eles saíram na sexta-feira, pela manhã da cidade de Lajes/RN, depois seguiram para Ipanguaçu e em seguida para Assu. 

No segundo dia, a expedição Retratos da Seca, eles percorram a zona rural de Apodi e Pau dos Ferros, na região Oeste do estado. Neste domingo, passaram por Caicó, e depois seguiram para Santo Antônio do Salto da Onça. 

Em Caicó, o prefeito Roberto Germano e o vereador Rubens Germano, recepcionaram a comitiva. No auditório da Câmara, o prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria, de São José do Seridó, Jackson Dantas, e os representantes da Faern, Banco do Nordeste, entre outros, debateram de forma rápida, os objetivos da caravana e os incentivos dos governos e bancos para o trabalhador do campo.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, a expedição com visitas a propriedades rurais é para mostrar a realidade como ela é. “Visitamos diversas localidades e mostramos aos repórteres a situação da seca em nosso estado. Foram três dias de muita estrada e conversas com produtores. Com isso, esperamos sensibilizar as nossas autoridades para o perigo real dessa seca”, explicou Vieira.

Quando o evento na Câmara Municipal de Caicó foi encerrado, a caravana seguiu para zona rural. Eles foram conhecer de perto a situação dos açudes arrombados a partir da comunidade Pedreira. Em 2011, os açudes desde lá até a comunidade Açudinho arrombaram com as chuvas, e até hoje não foram recuperados. Lá, na Pedreira, parte do rebanho bovino morreu de sede e sem pasto para se alimentar. 

Por Assessoria da Câmara Municipal de Caicó 


Nenhum comentário:

Postar um comentário