sábado, 31 de agosto de 2013

COM NOTA 9 NO ID CRAS SÃO JOSÉ DO SERIDÓ BATE META E FICA ENTRE OS MELHORES CRAS DO RN



Desde o ano de 2010, por meio de pactuação nacional (Resolução CIT n° 5/2010), instituíram-se as “Metas de Desenvolvimento dos CRAS por Período Anual” o chamado ID CRAS.


 Para o cumprimento das metas, que são cumulativas, progressivas e organizadas por dimensões, foram definidos períodos anuais para avaliar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).


O ID CRAS é o resultado da combinação de quatro Indicadores Dimensionais, a saber: Atividades Realizadas, Horário de Funcionamento, Recursos Humanos e Estrutura Física. Para cada dimensão, há quatro graus de desenvolvimento (insuficiente, regular, suficiente ou superior), cujas variáveis, verificáveis anualmente no Censo SUAS, indicam o grau de cumprimento das normativas do SUAS para aquela dimensão. 


O índice constitui-se, portanto, na combinação dos graus de desenvolvimento dimensionais, cujo resultado é expresso em um Indicador Sintético, que por sua vez apresenta 10 estágios de desenvolvimento dos CRAS (varia de 1 a 10, sendo 10 o índice de um CRAS cujas 4 dimensões são superiores).


O amadurecimento do processo de acompanhamento dos CRAS por meio dos dados obtidos no Censo SUAS/CRAS, assim como o bom resultado do processo de acompanhamento, realizado por Estados e União, das situações consideradas insatisfatórias para o desenvolvimento de CRAS, revelou a importância do estabelecimento de compromissos pactuados nacionalmente para a melhoria contínua dos CRAS, visando sua adequação gradativa aos padrões normativos do SUAS.


Segundo o Secretário da SEMTHAS Francisco Touché, era uma meta melhorar a nota do ID CRAS, pois em 2011 o CRAS de São José do Seridó obteve nota 7.

“Implantamos o CRAS de São José do Seridó em 2010 com recursos próprios, e apenas em 2011 fomos reconhecidos pelo Governo Federal que passou a nos Co-Financiar. Com o Co-Financiamento, melhoramos a estrutura, realizamos concurso público, e passamos a oferecer melhores serviços aos beneficiários”, disse Touché que completou:

“Aproveito para parabenizar o empenho de todo equipe técnica do CRAS, como também todos os funcionários, voluntários e a primeira dama Ilca Dantas, que nos ajuda muito. Também agradecer ao Prefeito Jackson Dantas, por sua sensibilidade, pois o CRAS de São José do Seridó funcionou mais de um ano com recursos próprios.”

Obtendo nota 9 no ID CRAS o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), considera que o município superou as metas estabelecidas com: Horário de Funcionamento,  Estrutura Física, Atividades Realizadas e Recursos Humanos.

No Rio Grande do Norte, apenas 03 município obtiveram ID CRAS 10, foram eles: Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e Cel. João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário